Criando memórias de forma consciente e para toda a vida

As Cores e o Arco-Íris

Escrito em 02 de agosto de 2018

As Cores e o Arco-Íris

Sempre com a premissa de seguir a criança, respeitar os seus interesses, não apressar o seu aprendizado e não obrigando nunca a fazer nenhuma atividade, fui observando que a Gabi andava super interessada em cores.

Sempre que via um objecto fazia questão de dizer o nome e a cor do mesmo.

Já havíamos feitos imensas atividades com pareamento de cor, tendo começado com o conjunto da Grapat - Potes e Berlindes, por serem objectos iguais, com a mesma forma e tamanho, facilitando assim a compreensão das cores - tal como sugeria Maria Montessori. 

Amante de Pedagogias Alternativas, fiquei a pensar numa forma diferente de falarmos sobre a cor e, em conversa com uma amiga, surgiu a dica do nosso maravilhoso arco-íris da Grimm's.
Esse brinquedo aberto e maravilhoso, inspirado na Pedagogia Waldorf, é na verdade um aliado transversal a todas as pedagogias, porque foca-se na criança. Ele precisa da criança para existir, tal como um bom brinquedo aberto deve ser (ver mais info aqui). 

Decidi então que iríamos fazer a semana do Arco-Íris… e que semana colorida ela foi.

O que vocês aqui irão ver, sem ordem cronológica, é o resultado das atividades de alguns dias, sempe com o tema do arco-íri.

Para ajudar a entendere o porquê de para além de brincadeira livre eu promover atividades como esta e a outra do ovo (ler aqui) e outras que vou mostrando no Grupo do Facebook Tagarelando no Bosque Feliz, deve-se ao facto de cada vez mais eu andar a me educar como mãe. Estar sempre a ler sobre a Pedagogias Alternativas e ultimamente mais focada em Montessori, traz imensas mais valias para mim como mãe, que passo a encergar mais além e a entender as necessidades de cada fase do crescimento.

Por exemplo, é importante explicar aqui que a criança é toda uma evolução de movimentosao longo do seu crescimento, passando por vários períodos sensíveis e importantes; o entendimento destes períodos como pais, é essencial na forma como preparamos um ambiente para eles. Até memso na forma de educar, mas isso já seria conversa para outro post.

Segundo a Pedagogia Montessori, a Gabriela encontra-se no chamado Período Sensível do Detalhe e da Ordem, que dura até os 6 anos de idade.

Gabirela está com 2 anos, vivencia a fase mais frágil desse desenvolvimento, daí o especial cuidado no ambiente que preparei, de forma a proporcionar uma interação pacífica com o mundo que a rodeia, ajudando também a criar bases e enraizando “as sementes” na sua mente absorvente, que está agora mais consciente e sedenta de interação.

Uma cabeça em ordem é a base para um maior equilíbrio emocional… está tudo interligado, acreditem.


OS DIAS COM O ARCO-ÍRIS


Vimos imagens reais do Arco-Íris e falamos sobre eles. Usei estas <aqui>.

Fizemos atividades com água e o sol, para os reflexos de luz (esta não correu tão bem - quase molhei o telefone - não há fotos).

Explorou o arco-íris de 6 arcos de várias formas: encaixou, empilhou, ordenou, correspondeu os arcos com cada arco do desenho que tinha para explorar. Pode fazer download <aqui>.

Pintou com os seus Crayon Rocks de forma livre, mas compreendeu que deveria preencher os espaços entre as linhas. Esta atividade pode não ser tão fácil para todas as crianças e algumas podem precisar de um inserts - algo que também quero fazer aqui em casa - podem sempre pegar no molde <aqui> e fazer em papelão o Insert. 

Fez o mesmo com os lapís de cor e aqui já temos um novo tipo de desenho, em que na base já está pintada cada cor - é mais uma forma de ensinar. <Aqui> Decidiu depois que o brinquedo de entrelaçar era um maravilhoso porta-lápis e lá foi pareando as cores. Olha o ar de felicidade admirando a sua obra... suspiros de mãe aqui.

Depois foi a vez de plasticina natural (usamos esta) a proporcionar momentos sensoriais e motores maravilhosos... Depois disso ainda fez bolinhas de cada cor, bolinhas grandes e pequenas, com direito a cantria enquanto divertia-se a aprender. 

Por fim a obra-prima, que estive pelo menos 1 hora a fazer noite fora. Não acertava em alguns tons das cores e perfeccionista como sou... vocês nem imaginam. AHAHHA 

Esta brincaderia sensorial rendeu-nos, sem a parte da limpeza, umas boas 2 horas. Deixei-a totalmente livre e sempre a observar, em silêncio. Meixa nos potes da Grapat, colocou lá dentro o arroz, tapou, fez chocalho - colocava pouco arroz, depis muito e divertia-se a vê-lo cair - pisou, comeu arroz cru, espalhou... foi uma diversão só.

Ah, e não se preocupem, não houve desperdício nenhum. Comeu-se arroz colorido ao jantar e o que sobrou está no pote de vidro para as próximas atividades. 

Vejo que podia facilmente ter integrado o livro As cores da Coleção My First Discoveries, mas não tinha chegado na semana do tema e ficou para depois, servindo para reavivar a memória. 

No link dos DIY, ali em cima, há também atividades para tracejar, para colocar botões... há imensa coisa. 

Espero que tenham gostado das ideias. 

Já sabem, escrevam nos comentários e partilhem. 

by Joana Paschoal