Criando memórias de forma consciente e para toda a vida

A importância dos brinquedos abertos e de madeira

Escrito em 20 de junho de 2018

A importância dos brinquedos abertos e de madeira


Um bom brinquedo não brinca sozinho, não ofusca a imaginação, não tem pilhas e não é de plástico (salvo raras excepções).

Os brinquedos que fazem a diferença, precisam da criança para existir e são, na sua maioria, de madeira e abertos.

Estes brinquedos de madeira promovem a prosperidade infantil e o seu florescimento num adulto saudável social, emocional, física e intelectualmente.

Os brinquedos de madeira de qualidade, para além de sustentáveis, são duráveis, são naturais e crescem com a criança, passando de pais para filhos, entre várias gerações.

                      

Ao falar de brinquedos de madeira e brinquedos de qualidade, torna-se necessário falar na importância do papel que têm no desenvolvimento infantil.

As crianças passam por várias fases de desenvolvimento e os primeiros contactos com os objectos são fundamentais para o estímulo e crescimento saudável das crianças.
A melhor forma de iniciar esse processo de apresentação ao mundo é através de materiais naturais e seguros, sem demasiados estímulos externos, que proporcione à criança um ambiente preparado para que possa sentir, tocar, explorar, observar, memorizar e questionar.
Nada faz isso melhor do que um brinquedo de madeira. Simples assim.
Nas diferentes idades, a criança explora, aprende e brinca de maneira diferente e um brinquedo de madeira, irá de encontro a estas necessidades.
                         

Os brinquedos abertos e de madeira formam o cenário ideal para o desenvolvimento infantil; um ambiente em que a criança está no controlo da brincadeira, da sua imaginação, do seu aprendizado, da sua indagação, da sua descoberta e da sua criatividade, sem interferências.

Brincar é uma parte essencial do crescimento saudável, da evolução e do processo de aprendizagem infantil.

Um bom brinquedo de madeira, é um brinquedo aberto que nasce na necessidade, cresce na utilização, amadurece transforma-se com a criança, multiplicando-se em várias funções ao longo do seu crescimento, ajudando-a a superar desafios, envolvendo-a em movimentos e ações que a obriguem a interagir, a raciocinar, a memorizar entre tantas outras coisas essenciais no seu desenvolvimento, tais como:

  •  A noção dos seus movimentos e controlo dos mesmos,
  •  A noção espacial, a coordenação entre o sentido da visão-tacto,
  •  O constante movimento do corpo e dos sentidos,
  •  A evolução da criatividade,
  • O aumento da curiosidade,
  • O desenvolvimento do raciocínio lógico,
  • O enriquecimento do vocabulário,
  • A melhoria na capacidade de resolução de problemas e ultrapassar obstáculos,
  • O aperfeiçoamento dos seus gestos,
  • A composição de um cenário de brincadeira através da criação, da edificação e da composição,
  • O fomentar da sua personalidade,
  • O fortalecimento de uma auto-estima saudável e positiva,
  • A gestão da interação social.


Para descobrir o mundo a criança precisa explorar e com brinquedos barulhentos isso não irá acontecer. O brinquedo torna-se um obstáculo, bloqueia a capacidade infantil de se conectar com o seu interior, de explorar os seus recursos naturais essenciais ao seu engrandecimento como ser-humano.

Brincar ajuda na educação do ser-humano e é essencial na vida das crianças.


O brinquedo de madeira permite que esse crescimento seja o melhor saudável e favorece o desenvolvimento, sem obstáculos.

by Joana Paschoal, Blog Coisas da Vida

                               

Bosque Feliz©